sábado, 25 de dezembro de 2010

RESENHA: “Calafrio” (Maggie Stiefvater)

Esse livro foi um dos presentes que ganhei da Alba no Amigo Secreto Literário. Me arrependo amargamente por não ter lido esse livro antes. É simplesmente apaixonante! Nunca gostei tanto de lobos quanto agora.

Tudo começa quando Grace, ainda criança, está em seu balanço de pneu, no quintal e é atacada por lobos e arrastada para o bosque. Alguns lobos a mordem e ela ao invés de se debater ou tentar fugir, fica imóvel olhando para os olhos amarelos, tão humanos, de um dos lobos que só a observa, intensamente. Depois disso ela acaba acordando no hospital, e crê que foi o lobo dos olhos amarelos que a salvou. Depois disso passam-se anos e anos e ela sempre observa o lobo no bosque próximo a sua casa, e ele está sempre lá, como se estivesse esperando-a.

Certo dia, um dos alunos da escola de Grace, Jack, é atacado por lobos e dado como morto, o que gera uma revolta da população e o inicio de uma caçada aos lobos. Grace se desespera e vai ao bosque a fim de proteger seu lobo de olhos amarelos e o bando, ao ouvir vários tiros, inventa desculpas ao policial, que sua amiga esta tirando fotos lá e pode ser atingida, e consegue que a caça seja adiada. Até que volta para casa e vê um rapaz nu e com um ferimento de tiro, ao olhar em seus olhos, amarelos, não tem dúvidas de quem ele é. Leva-o ao hospital, e quando ele acorda, se apresenta como Sam, esclarece algumas coisas, sobre sua origem, que no fundo, ela parecia já sentir.
Beijei-a. Só um leve roçar dos meus lábios nos dela, nada animal.
Grace sorriu para mim. Suas palavras foram zombeteiras, mas sua voz foi carinhosa:
- Isso é tudo que tem a oferecer?
Toquei seus lábios de novo, e dessa vez, o beijo foi diferente. Valeu por 6 anos de espera, sua boca criando vida sob a minha, com gosto de laranja e desejo. Eu me sentia selvagem e domesticado, e feito em pedaços e perdido entre tudo isso ao mesmo tempo.
E disso nasce um grande amor. Romance dos bons! Sam é sensível, um artista, pensa em letras de músicas para descrever momentos e suas emoções, cita poesias alemãs. Eu espeva por um lobo mais agressivo, mas a personalidade de Sam me surpreendeu muito! Grace é forte, enfrenta os problemas, não se abala facilmente, não entende arte e não gosta de expor muito seus sentimentos, gostei muito da personalidade dela e me identifiquei. São dois personagens muito diferentes que se completam, ele tão romântico e ela muitas vezes rude.
Fechei os olhos. Por um breve momento desejei de todo coração que ele fosse apenas um rapaz normal, para que eu pudesse ir embora furiosa, com meu orgulho e minha indignação. Mas ele não era. Era frágil como uma borboleta no outono, esperando ser destruída pela primeira geada. Então engoli a raiva, um gole amargo, e abri um pouco mais a porta.
Mas o livro não gira só entorno desse lindo romance. Tem muitos mistérios a serem revelados, que eu não vou citar nenhum, porque devem ser descobertos aos poucos na leitura. Só posso dizer que o final me surpreendeu muito, gostei bastante e estou louca pela continuação!

Despindo a minha pele.
Deixando só meus olhos
Você vê dentro de mim

E sabe que ainda é minha
Há vários outros personagens com papeis importantes na trama como Beck (líder da matilha de Sam), Shelby (loba psicopata obsecada por Sam), Jack (o que é atacado pelos lobos), Olívia (uma das melhores amigas de Grace), Isabel (uma garota metida da escola, irmã do Jack, me lembra um pouco a bitch da Aphrodite de House of Night).

O que se pode dizer sobre os lobos, nesse livro, é que se torna um deles a partir de uma mordida e o que determina as transformações é a temperatura, no verão/calor humano, no frio/inverno lobo.

Uma brisa inesperada levantou meus cabelos, frígida e penetrante. O inverno de repente parecia muito perto. Parei na calçada, fechando os olhos, lutando contra o incrível desejo de voltar para Sam. No fim, o dever venceu, e fui a escola. Mas aquilo parecia um erro.
Os capítulos tem narração alternada entre Grace e Sam e sempre no inicio marca a temperatura que esta fazendo nesse momento. Há tantas frases e citações lindas que eu tive dificuldade de selecioná-las para essa resenha, porque ao longo da leitura separei muitas, e não queria colocar somente as românticas, porque o livro vai muito além disso.

Esperei muito para ler esse livro, criei muitas expectativas e ele não me decepcionou. Realmente é um dos melhores livros do ano, vale a pena ler!

51 comentários

  1. Estou morrendo de vontade de ler esse livro! Vi você no twitter comentando que era ótimo e que estava adorando a leitura *_*

    Parece ser uma história adorável! Mas, quando eu li a resenha parecia que o livro não ia ter continuação O_O mas achei legal ter (ou pelo menos eu acho huehuehue não li o livro ainda não sei se cabe uma continuação)!

    Quem sabe eu não ganhe esse livro?! hauhuahuahu

    Feliz Natal!
    Beijão o/

    ResponderExcluir
  2. eu ñ gosto muito d lobos, mais o livro me chamou atenção , a historia parece ser realmente muito boa, parabéns pela resenha..

    ResponderExcluir
  3. Juu!!! Agora me arrependii de não ter o comprado \z ele é lindo, romance perfeito e calmo - gosto disso -, deixei de o comprar pra comprar 501 grandes escritores... Mas enfim talvez eu volte lá outro dia e compre... porque eu preciso delee rssrsrs. Beijos linda Resenha.

    ResponderExcluir
  4. Realmente parece ser uma bela historia, com certeza em breve eu irei comprar este livro.

    ResponderExcluir
  5. Uau! Amei sua resenha, uma forma muito pessoal de descrever o livro que me convenceu! Já gostei e vou procurá-lo para eu poder ler!!

    Acho q é o meu tipo de história!

    Boas festas e tudo de bom!!
    Bjoos da Gih

    ResponderExcluir
  6. me parece uma boa historia muito boa ja ta na minha lista de livros para comprar
    Boas festas

    ResponderExcluir
  7. A história parece ser muito boa! Eu nunca li livros envolvendo lobos como personagens principais e acredito que este romance deve ser fabuloso.. ainda mais por você ter colocado o livro entre os melhores do ano!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  8. sou louca por esse livro, a sinopse é demais, e todas as resenhas foram muito positivas. só acho a capa meio desanimadora. muito branca, não diz nada o.o poderiam ter caprichado mais né??
    bijinhosss

    ResponderExcluir
  9. Já sigo o blog a um tempo, mas só agora tive tempo de parar para comentar. Adorei essa resenha! Bom, sou suspeita para falar pois sempre fui apaixonada por lobos. Muito bom mesmo!

    :)

    ResponderExcluir
  10. Sam é um lobo, ai que legal, amei a estória, belo romance que o livro traz.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é perfeito! *-* Li por indicação tbm e fiquei louca.

    Gosto de livro assim, que me faz rir, chorar, ficar com raiva, deseperada...

    Livros onde vc se envolva com a história. Eu estou louca pela continuação, eu achei uns spoiler na net q me deixaram sem fôlego.

    Ahhh, aproveitando, divulga minha promo: http://bit.ly/h4iH7V

    ResponderExcluir
  12. Sabe que só de pensar nisso já sinto um calafrio voraz na espinha , hehe, acho que vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  13. esse livro é mt mt mt boom
    indico demais
    adorei a resenha
    bjo

    ResponderExcluir
  14. Juny,
    Estou por volta da página 100 de Calafrio e para mim a pergunta de um milhão de dólares é: "Por que os lobos não vão morar na América Central?" rs

    Ou num outro lugar que seja calor o ano inteiro! hehe

    Uma coisa que não tinha percebido e que você apontou é o fato da personalidade de Sam ser muito diferente daquela que poderiamos esperar de um lobo (algo mais selvagem, agressivo...). É verdade, esse contraste existe e é bem legal =]! Foge um pouco dos clichés do gênero...

    O livro ainda não engrenou para mim, mas vou ler até o final para dar opinião rs

    Adorei a resenha!

    Mil beijos :*,
    Léka

    ResponderExcluir
  15. Bem legal a história. Já vi bastante gente que não gostou desse livro, e quando eu vejo tantas opiniões diferentes fico meio confusa se devo ler ou não.

    ResponderExcluir
  16. Poxa, eu acho que eu tinha um marcador desse livro, mas eu nunca tinha me interessado de procurar sobre a história ou sobre o autor. Me surpreendi com a resenha, fiquei com vontade de ler. (:

    beijos.

    ResponderExcluir
  17. Gente do céu,
    esse livro é tão perfeito, perfeito.
    Eu comecei a ler pelo pc, mas sabe como é né? A preguiça me venceu. ¬¬
    Beijos .

    ResponderExcluir
  18. MEU DEUS! Ei, meninas, querem me dar esse livro? É sério. Eu já tinha me cansado de histórias de anjos e vampiros, e lobos parecem ser um bom novo tema. obrigada por, sabe, terem esse blog. Vou ser sincera: eu nunca tinha lido e comentado numa resenha, mas agora que eu estou lendo todas, percebi o quão fantásticas vocês são. Escrevem bem DEMAIS, de verdade. A resenha é fabulosa, o livro parece fantástico. Parabéns, vocês são fantásticas!

    ResponderExcluir
  19. Puxa Juny... Agora fiquei louca para ler... Já tinha passado por essa resenha antes... e pensei, Lobos? Será? Bem, vamos dizer que nunca fui apaixonada por lobos, então deixei pra lá. Mas agora resolvi ler e me arrependi de não ter lido antes. Você mostrou o livro de tal maneira que encanta.
    Mais um para minha lista!!!
    Adorei!!!

    Beijos^^
    Daniii
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  20. Quando eu vi esse livro, não chamou muito a minha atenção. Mas de um tempo para cá, comecei a pensar muito nele e me deu uma vontade enorme de lê-lo. Espero conseguir um exemplar para mim. :)
    Parabéns pela resenha.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  21. Já tinha ouvido falar desse livro e sempre as opiniões eram negativas por isso ele não me chamou muito a atenção mas depois de ler a sua resenha com certeza vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  22. Eu comecei a ler o livro com pé atras totalmente ODEIO lobos, mas foi so começar e passar amar completamente os bichinhos :D o Sam é tão tão tão...sei lá, fofo é pouco, ele é muito mais.
    Este livro foi um dos melhores de 2010 para mim,
    beijos.

    ResponderExcluir
  23. Nossa, só pela resenha fiquei com calafriooooo!

    Adoro histórias assim!

    ResponderExcluir
  24. Eu vejo todo mundo comentar super bem sobre esse livro mas nunca tive vontade de ler ....Acho que é tudo culpa da meu pé atras com os lobisomens, porque eu prefiro os vampiros - ai crepusculo é o culpado!!! Mas sdepois dessa sua resenha mara - com esses trechinhos tdb, eu até posso pensar em dar uma chance!!!
    Um dia eu esqueço minha birra e leio!!
    Bom saber que tem mts trechos interessantes como esses!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  25. Admito não ser muito chegada a história de lobisomens, acho meio sem graça, mas desde do lançamento de Calafrio quis ler. Parece que irá mudar minha opinião.

    ResponderExcluir
  26. A resenha ficou ótima, nunca tinha ouvido falar nesse livro, até que achei ele interessante :)

    ResponderExcluir
  27. Estou terminando agora esse livro, e amando!!! A história é super fofa!!
    Adorei a resenha
    beijos
    Livros e blablabla

    ResponderExcluir
  28. Ju!!!! já li Calafrio e ele me cativou!! me fez ficar alegre, triste, querendo entrar naquelas paginas e tentar resolver as coisas eu mesmo, amo livros assim!! estou ansiosa pelo segundo é linge acho!! parabéns pela resenha!! beijocas ;**

    Líginha.

    Ligia et son monde.
    http://ligiaeseumundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Já tinha lido uma resenha sobre esse livro, mas confesso que não devo ter prestado atenção ao que eu lia ou a pessoa não escreveu direito. Estou encantada com a história, que lindo ser um lobo, tão diferente dos anjos e vampiros, quero muito ler o livro. Quem sabe eu não tenha sorte e ganhe a promoção das 100 mil visitas que se eu não me engano Calafrio está na lista.

    Bjs - Myl@

    P.S. Mesmo sem ter lido, estou suspirando pelo Sam.

    ResponderExcluir
  30. Adorei a resenha! Esse Sam parece que é o garoto dos nossos sonhos, affe! Fiquei encantada pela descrição da personalidade dele. É uma opção e foge um pouco ao universo repetitivo dos temas de vampiro...Bom para variar e a história parece muito boa.

    ResponderExcluir
  31. Preciso ler esse, ontem quase me batem poreu ainda não ter lido, já está incluido na próxima compra de livros

    ResponderExcluir
  32. Simplesmente me apaixonei. E ela ainda é minha (quase) xará. hehehe

    É muito interessante a história. Vou procurar o livro urgentemente.

    o único problema é que além de aumentar minha lista pelo que li aqui ele tem continuação. Vou a falênciaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Sua empolgação ao fazer a resenha me contagiou.
    É engraçado quando não conhecemos determinado 'assunto' e já excluímos tal livro por 'achar' que não vamos gostar...
    É por isso que leio de tudo e vejo todos os filmes, só assim tenho parãmetros para dizer o que gosto ou não.
    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  34. Ba assim vou ficar pobre...rsrs...nossa só pelos dois primeiros trechos da resenha, fiquei louka para ler o livro, que chego a ficar triste de ter de esperar uns meses pra comprar. Nossa se ele é ainda mais do que essa resenha vai ser um prazer le-lo. Gostei de cada trecho retirado do livro. Fico fantástico....vai deixar todos com muita vontade de ler.

    Beijokas elis!!!!!

    ResponderExcluir
  35. eu preciso desse livro, pela resenha deu pra perceber o quando ele é interessante, concertezza irei ler!

    ResponderExcluir
  36. Quero muito ler esse livro a resenha só me animou ainda mais!

    ResponderExcluir
  37. Uma amiga minha me recomendou Calafrio aí fui correndo comprar e simplesmente AMEI. O Sam é perfeito! Eu quero muito ler Linger, mas tô espersndo lançar em português.

    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Tá na minha lista já!ler a resenha só me deu mais vontade de ler calafrio!
    eu amo lobos!
    um filme mto bom relacionado com isso é "Sobrevivendo entre lobos" maravilhoso!

    ResponderExcluir
  39. Até eu fiquei apaixonada por Sam depois da sua resenha.
    Me deixou com vontade de ler o livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Eu já gostei desse livro só por causa da sua resenha, imagine se eu ler! *-*
    Achei muito fofo como ela o conheceu e como ela quis salvá-lo dos caçadores.
    Fiquei com uma mega vontade de ler!
    Simplesmente lindo!!

    ResponderExcluir
  41. A escrita parece ser maravilhosa! Adoro livros cujos capítulos começam nesse estilo, falando da temperatura. parabéns pela resenha. Louca pra ler!

    ResponderExcluir
  42. Ganhei esse livro aqui no blog de vcs e como ja disse em outros posts ele eh meu xodo de 2010, Sam eh o sonho de consumo em forma de palavras... esse livro me fez suspirar, sonhar e torcer junto com a grace pra que eles achassem uma cura e ficassem juntos... CHOREI DE ME ACABAR no final, tao liiiiiindo... ja a espera q o segundo seja lançado em portugues p poder comprar e continuar a saga *0*

    ResponderExcluir
  43. Oh meu Deus!!

    O meu Calafrio Chegou!! CHEGOU!! *___*

    Eu tenho que agradecer a vocês, meninas, pela resenha apaixonante, pois foi a partir da resenha do Dear Book, que me apaixonei pelo livro e comprei!!

    E agora... agora ele chegou! Chegou desde ontem, claro... mas chegouuuuuuuuuuuuuuuu!! \o/\o/\o/

    Muito muito obrigada mesmo por passar todo o sentimento e me contagiarem com ele *___________*

    Ana Paula Cabral de Melo
    Seguidora: Illyana HimuraWakai
    Email: illyana.himura@gmail.com
    Twitter: @IllychanHimuraW

    ResponderExcluir
  44. Gostei da resenha, antes eu não ligava muito pra essa série, mas eu já estou mudando de idéia.

    Thiago
    http://outroconceito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  45. Realmente, conforme vou indo de contra a maré, percebo que não estou obedecendo a ordem da minha lista na hora de adquirir os livrinhos...
    Já deveria ter lido esse, e não li! Lobos não são meu top mas uma história tão bem indicada chama a atenção, principalmente quando me diz que a moçoila é uma menina corajosa e de atitude, um bálsamo para meus ouvidos...
    Ah, e outra coisa que me chamou a atenção é a narrativa ser tanto da Grace quanto do Sam, gosto quando se intercalam...
    Até,
    Mª Emília

    ResponderExcluir
  46. Sempre adorei lobos e vampiros, achei interessante essa resenha, fiquei bem curiosa, o mais legal é que nesse blog estou abrindo fronteiras, pois antes buscava muitos livros pela critica da mídia, agora vou procurar pelas indicações e resenhas que tenho lido.


    Parabéns.

    ResponderExcluir
  47. Eu já estava com vontade de comprar esse livro agora eu postaram esse resenha maravilhosa eu fiquei louca pra ter ele na estante,sempre gostei de coisas sobre lobos e tal, vou por na minha lista agora que (in)felizmente ja tem cento e poucos livros , mais como nunca sigo a ordem deles, devo comprar esse assim que tiver condições, adorei suas resenhas continuem assim amores

    ResponderExcluir
  48. Não li o livro ainda, mas a resenha me deixou com MUITA vontade de ler, vai ser minha próxima compra *-*

    ResponderExcluir
  49. Uma ótima combinação. Romance e mistério. O livro só pode ser lindo e eletrizante. Já estou super animada para ler, pena que ainda não tenho.

    ResponderExcluir
  50. Quero muito ler esse livro , fiquei animada com a resenha ! Mas bem que podiam ter mantido a capa original :\

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato