domingo, 18 de julho de 2010

Resenha: "A menina que roubava livros" - Markus Zusak

“Quando a Morte conta uma história você deve parar para ler"

Por Juny: Eu não sei nem por onde começar essa resenha, talvez eu ainda esteja sob influência da emoção que senti ontem ao terminar esse livro. Algumas palavras podem me ajudar a começar: drama, amizade, companheirismo, solidariedade, guerra, preconceito, amor, esperança.

Estou falando do livro “A menina que roubava livros” de Markus Zusak publicado pela Editora Intrinseca. No começo, o livro é um pouco difícil, mas quando você pega o ritmo, se envolve com as personagens, torna-se uma leitura gostosa. Já li vários livros de tamanho semelhante em 2 dias, mas esse, preferi saboreá-lo aos poucos, todas as noites, por umas duas semanas, isso tornou meu vinculo emocional com o livro maior, porque todas as noites eu não dormia sem ler alguns desses capítulos.

Mas vamos direto ao ponto, a narradora é nada mais, nada menos que a MORTE! E ela não é má ou assustadora, muito pelo contrário é gentil e solidária, lembra da cor do céu, no dia que levou cada alma, com muito carinho. A roubadora de livros é Liesel que tem uma infância muito difícil em tempos de guerra, ela já viu a morte algumas vezes e por isso despertou o interesse dela de contar essa história. O melhor amigo de Liesel é seu vizinho, Rudy, o garoto de cabelos cor-de-limão, que é encantador, mesmo fazendo diversas idiotices, acaba nos cativando, Saukerl idiota... rs

-Que tal um beijo, Saumensch?
Ficou parado mais alguns instantes, com água pela cintura, antes de sair do rio e lhe entregar o livro. Tinha as calças grudadas no corpo e não parou de andar. Na verdade, acho que ele sentiu medo. Rudy Steiner ficou com medo do beijo da menina que roubava livros. Devia ter ansiado muito por ele. Devia amá-la com uma intensidade incrível. Tanto que nunca mais tornaria a lhe pedir seus lábios, e iria para sua sepultura sem eles.

Personagens como Hans Hubermann que nos mostram que mesmo no terror da Alemanha nazista, ainda existe gente de bom coração que não concorda com os absurdos do Führer e tem solidariedade com os judeus. E por falar em judeu, há Max, com seus cabelos que parecem penas e que torna-se um amigo (secreto) muito importante para Liesel. O livro conta o cotidiano da vida de Liesel diante da guerra de 1939 a 1943.

Mas e aonde entram os livros? Liesel aprendeu o gosto pela leitura roubando livros e tentando ler-los com a ajuda de seu pai, que lhe ensinou muito mais que a escola. Ela sentira prazer em seus furtos literários e os práticou varias vezes ao decorrer do livro. A história mostra como a paixão pelas palavras pode salvar a vida de uma pessoa, mesmo que diante dos pesadelos de uma guerra. Uma frase que Liesel diz e que me marcou muito é “Odiei as palavras e as amei, e espero tê-las usado direito”, me identifiquei muito com a “sacudidora de palavras” e sua paixão pelos livros.

O livro transborda emoção, tristeza e alegria. O final me chocou muito, em suas ultimas 30 paginas chorei compulsivamente até o final, nunca um livro me tocou de tal maneira, talvez seja porque aqueles personagens tenham sido como meu conhecidos, amigos, parentes e não conseguia suportar o fim dessa história. A guerra é sempre dramática e esse livro trás toda essa tensão, misturada com os momentos de felicidade da menina, seja com o pai, Rudy ou Max.

Já é um Best seller, mas espero que muitas pessoas ainda o leiam, poque é simplesmente fantástico! Recomendo de todo coração!

Uma ultima nota de sua narradora.
"Os seres humanos me assombram."


32 comentários

  1. nossa, eu tô quase chorando com a sua resenha T.T

    ResponderExcluir
  2. eu super recomendo esse livro!
    é lindo!
    só de ler sua resenha,me deu vontade de ler de novo :}

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, muita emoção, quero ler esse livro agora! ;_;

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é MUITO perfeito! E a sua resenha me fez lembrar de quando o li e quase chorei de novo...
    Um dos livros que mais me marcou, sério mesmo!
    Vale muito a pena ler, recomendo a todos. Fico imaginando se um dia fizessem um filme, ia tocar ainda mais.

    ResponderExcluir
  5. É realmente emocionante.
    Eu estou louca para ler esse livro.
    Muito bom sua resenha, parabêns flor!
    God Bless!

    ResponderExcluir
  6. Eu me emocionei com essa resenha e estou ansiosa pra ler o livro. Essa frase "Os seres humanos me assombram", me arrepiou, pois na verdade isso é um veredito, há tantas coisas acontecendo nesses nossos dias que... Enfim, suas palavras me emocionaram e me instigaram a ler esse livro. Parabéns prima ^^

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pessoal ^^ So tentei expor um pouco da emoção que esse livro me fez sentir! É impressionate!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é simplesmente perfeito e eu adorei a narrativa diiferenciada, quando li ele a primeira vez.

    Parabéns pelo blog, meninas!!

    ResponderExcluir
  9. Super show a resenha!
    Confesso que estava um pouco receoso com esse livro, porém agora realmente quero lê-lo!
    Bjos mo te amo! Parabens!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog, Jubão e Paula!
    Bom, fiquei interessada de ler esse livro ainda mais quando tem guerra! Valeu pela dica!
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. interessante... realmente dá vontade de ler a obra.

    É sempre desafiador para o autor retratar uma história nestas "situações-limite", extremamente conturbadas... e belo visto ele conseguiu faze-lo belamente!!

    ResponderExcluir
  12. Q RESENHA LINNDA *-*
    QRO TANTO LEER, FAZ UMA CARA Q QUERO COMPRAR =DD
    ESSE ANO AINDA LEIO, KK
    BJO

    ResponderExcluir
  13. sou apaixonada por esse livro! É uma história linda, chorei feito louca no final! só é bastante cansativo de se ler!
    Amei o blog ^^
    super beijo!

    ResponderExcluir
  14. ameiiii a resenha, parabéns, quero muito ler essse livro, a historia deve ser muito bonita, em breve estarei comprando ele

    ResponderExcluir
  15. Nhyyaa que maldade, a resenha me traz lembranças.. e nem posso le-lo novamente porque li emprestada de uma amiga, mas ficou realmente encantadora a resenha.

    ResponderExcluir
  16. Eu tive a opotunidade de ler e é realmente lindo, muito tocante!!
    chorei horrores tb no final!!
    otima indicaçao, quem não leu, não sabe o q está perdendo!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é simplesmente emocionante!!
    A história é linda e só de lembrar já dá vontade de chorar!!

    ResponderExcluir
  18. Um dos melhores livros que já li (só não digo que foi o melhor, pq sempre fica a dúvida...). Me apeguei a Liesel e a idéia de estar "vendo" as coisas do ponto de vista da Morte é sensacional. Super recomendo!

    ResponderExcluir
  19. Tenho esse livro, é simplesmente apaixonante. E os desenhos sao tao intensos, assim como a história.
    A resenha ficou ótima.

    Beeijo.

    ResponderExcluir
  20. Amo esse livro. É um dos meu preferidos!!

    Estou relendo agora!!

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é excelente! Incrível mesmo. Podemos, ao olhá-lo, pensar... ah mais um livro de segunda guerra, mas este consegue nos cativar com uma narrativa muito interessante e inovadora.
    Estudo editoração e uma curiosidade que sei sobre esse livro é que ele é classificado como literatura juvenil nos EUA.

    ResponderExcluir
  22. O Livro sempre me chamou atenção e agora principalmente com essa resenha eu não posso deixar de ler

    ResponderExcluir
  23. Sua resenha ficou ótima, parabéns!
    Realmente, este livro é muito emocionante. Lembro-me que quando estava terminando-o, quase não conseguia ler de tanto que chorava.
    Mas é muito belo a maneira que é abordado o amor, a amizade e a lealdade em tempos tão difíceis.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  24. o livro é liiiiiindo e essa resenha resume tudo mesmo! parabens. tb resenhei ele aqui: http://blackbirdlonely.blogspot.com/2010/12/nowreading-menina-que-roubava-livros.html

    ResponderExcluir
  25. Puxa, que resenha linda. Sempre ouvi falar desse livro, mas nunca me interessei em ler... até agora, claro. A morte como narradora já seria o suficiente para chamar a atenção. E a estória se passando em um momento marcante da história da humanidade... Com certeza quero ler!!

    ResponderExcluir
  26. Já i e recomendo,muito bom mesmo !

    ResponderExcluir
  27. Li esse livro há uns três anos, lembro-me até hoje das emoções que tomaram conta de mim quando o peguei emprestado na biblioteca da escola. Assim como você sente minhas emoções aflorarem e me senti extremamente conectada aos personagens, me apaguei até a morte, ver a vida da Liesel pelos olhos dela foi incrível. Recentemente ganhei o livro e pretendo reler em breve para sentir de novo tudo que senti nos meus tempos de escola.

    Beijos!

    P.S. Adorei a sua resenha, muito bem feita.

    ResponderExcluir
  28. O seres humanos também me assustam às vezes, principalmente quando não entendem o sentido de "perdoar" e "compreender" ou "relevar". Acredita que ainda não li esse livro? Quero guardar para um momento em que me cotidiano esteja mais calmo...

    ResponderExcluir
  29. LEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIAM ESSE LIVRO!
    É perfeito perfeito perfeito!
    O começo é bem monótono mesmo, mas nunca tive vontade de abandonar o livro, nunca entendi como tantas pessoas abandonam esse livro.
    O livro é lindo, a capa é perfeito e o final.... PERFEITO PERFEITO!
    É um dos meus favoritos cntz.

    ResponderExcluir
  30. Estou lendo o livro e estou amando, gostei da sua resenha

    ResponderExcluir
  31. sou completamente apaixonada por esse livro. ja li ele, mas peguei emprestado. e mesmo antes de ler, eu ja ansiava ele porque eu sabia que seria simplesmente perfeito! mas quando eu comecei a ler... MEU DEUS. foi melhor do que eu imaginava! realmente um livro recomendado. e meufavorito entre muitos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato